Projeto Guri - Home

História

 

Parcerias com prefeituras municipais e entidades do terceiro setor fizeram com que a atuação do Projeto Guri se ampliasse consideravelmente ao longo dos anos. Dessa forma, ele passou a fazer parte do cotidiano de milhares de crianças e jovens.

Acompanhe alguns dos principais acontecimentos de nossa trajetória:

 

1995 - Bachianas Brasileiras, Bolero de Ravel e Beethoven
Foi com este repertório que 180 crianças e adolescentes do Projeto Guri realizaram sua primeira apresentação, surpreendendo a todos. Alguns meses antes, na Oficina Mazzaropi (atualmente Polo Amácio Mazzaropi), estes jovens haviam passado por seu primeiro contato com o mundo da música.

1996 - Guri na Fundação CASA (antiga FEBEM)
Uma nova etapa se inicia na história do Projeto Guri, com a implantação do primeiro Polo na Fundação CASA – Unidade do Complexo Tatuapé. Assim como nos Polos abertos ao público, as atividades oferecidas aos jovens da Fundação propõem, igualmente, o desenvolvimento da concentração, da disciplina, do trabalho em grupo, da respeitabilidade e a apuração da sensibilidade.

1997 - Guri e Toquinho
Com os resultados alcançados, o Projeto Guri passa a ser administrado pela Sociedade Amigos do Projeto Guri (AAPG). Para comemorar este importante momento, jovens da Fundação CASA e do Polo Amácio Mazzaropi se apresentam com o cantor e compositor Toquinho. Em julho, no 28º Festival de Inverno de Campos do Jordão, os jovens da Fundação voltam ao palco em mais uma apresentação com Toquinho.

1998 - Guri pelo Estado
Chegamos ao Pontal do Paranapanema, levando cultura e arte a 420 crianças e adolescentes de famílias de trabalhadores sem-terra. Em julho, no 29º Festival de Inverno de Campos do Jordão, os jovens do Projeto Guri são aplaudidos por mais de mil pessoas.

1999 - Mostra Regional
O Projeto Guri participa da I Mostra Regional do Projeto Guri, realizada no município de Osvaldo Cruz, interior de São Paulo. Em novembro, é lançado o primeiro CD do Projeto Guri, em parceria com o jornalista Marcelo Duarte: o álbum “Ouviram do Ipiranga”, que traz os Hinos Nacional, da Independência e da República.

2000 - Herdeiros do Futuro
O Projeto Guri conquista um importante reconhecimento ao receber o Prêmio Multicultural Estadão na categoria “Melhor Projeto de Fomento à Cultura”. No mesmo ano, é representado no The Future of Our Children Meeting (Encontro sobre o Futuro das Nossas Crianças), realizado entre 4 e 8 de setembro em Genebra, na Suíça. Também em 2000, lança seu segundo CD: Herdeiros do Futuro, com Toquinho, padrinho artístico dos Guris.

2001 - Guri, Fortuna e II Chiasso e La Parola
Novamente, os jovens do Projeto Guri se apresentam com Toquinho. O evento é parte da programação do 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em dezembro, têm também a oportunidade de dividir o palco com a cantora Fortuna e de participar do II Chiasso e La Parola – Progetti per Adolescenti in Contesti Metropolitani, círculo de palestras realizado entre 22 e 24 de fevereiro em Nápoles, Itália.

2002 - Guri em favor da infância
Em maio de 2002, o Projeto Guri foi escolhidos pelo Ministério da Educação para representar o Brasil na ONU, com a presença de duas alunas violonistas, durante a Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância, realizada em Nova York, EUA.

2003 - Outro reconhecimento
O Projeto Guri recebe um importante prêmio: a Ordem do Mérito Cultural, oferecida pela Presidência da República por indicação do Ministério da Cultura, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido há oito anos.

2004 - Organização Social de Cultura
Um importante passo para o desenvolvimento do Projeto Guri: é firmado com a Secretaria de Estado da Cultura um contrato de gestão. Em parceria com prefeituras municipais e entidades privadas, o Projeto Guri, sob gestão da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), qualificada como Organização Social de Cultura, expande sua rede de inclusão sociocultural.

2005 – Intercâmbio cultural na África do Sul
A AAPG foi a única instituição brasileira convidada a participar da 1ª Conferência Orquestral da África do Sul, evento organizado pela WASBE-SA (World Association for Symphonic Bands and Ensembles South Africa). O evento foi realizado na capital legislativa do país, a Cidade do Cabo, entre os dias 3 e 6 de agosto de 2005, tendo por objetivo o intercâmbio de idéias entre as instituições convidadas.

2006 – Grande expansão do Guri
Em parceira com prefeituras municipais, o Projeto Guri lança 154 novos Polos no interior do Estado e na grande São Paulo. Em dezembro de 2006, 260 alunos de diversos Polos se apresentam na Sala São Paulo sob a regência do Maestro John Neschling, diretor artístico da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Na ocasião, os jovens executaram obras exclusivamente feitas para o Projeto Guri.

2007 - Um projeto bem-sucedido
O Projeto Guri inicia o ano se apresentando ao lado de uma das lendas da história do rock internacional: Roger Waters. Um coral de quinze jovens sobe ao palco com o músico para cantar Another Brick in the Wall. Em maio deste mesmo ano, numa recepção solene ao Papa Bento XVI, vinte jovens do Guri cantam a música “Acolhida ao Papa Bento XVI”, no Campo de Marte. Já em julho, mais uma apresentação no Festival de Inverno de Campos do Jordão, desta vez ao lado de Mônica Salmaso e Toninho Ferragutti.

 

2008 – Nova organização, mais crescimento

Em 2008, a AAPG dá início a diversas mudanças estratégicas para a melhoria qualitativa da gestão e do atendimento social e pedagógico oferecidos aos seus alunos. Entre as iniciativas, estão a construção de um acervo cultural em todos os Polos, a criação das Aulas-Espetáculo, a organização de 13 Regionais Administrativas, a serem implantadas até o ano seguinte, divide e otimiza o atendimento dos Polos por regiões do Estado de São Paulo.

 

2009 – Consolidação dos novos rumos

Em 2009, a AAPG consolida as mudanças administrativas iniciadas no ano anterior, ampliando ainda mais sua atuação pelo Estado. A AAPG realizou também, neste ano, o maior processo seletivo já feito no país para a área de educação musical, com a contratação de cerca de 1600 profissionais. O ano termina em grande estilo com o lançamento do CD Projeto Guri Convida, primeira produção musical própria reunindo 18 artistas de destaque da música popular, em canções inéditas – compostas especialmente para serem tocadas junto com os guris. Neste ano, a organização lançou também sua primeira revista periódica, a publicação Espaço Intermediário.

 

Os jovens do Guri não param de surpreender. Ao longo de nossa história, eles já puderam tocar ao lado de grandes nomes da música como Arthur Moreira Lima, Milton Nascimento, Yamandú Costa, Jair Rodrigues, Osvaldinho da Cuíca, Bia de Luca e muitos outros.

 

2010 - 15 anos de Projeto Guri

Para celebrar os 15 anos de história do Guri, a AAPG preparou uma série de novidades marcaram definitivamente sua atuação.

Principais momentos:

- Mostra 15 Anos - O tradicional encontro regional de Polos do Projeto Guri, evento interno que reúne alunos de todo o estado em um intercâmbio musical e cultural foi especial em 2010 marcando o aniversário do Projeto. O encontro se transformou em Mostra, privilegiando a Cultura Popular Brasileira e tendo como destaque a cultura do Cordel. Ao todo, foram 13 Regionais apresentando números especiais de voz e instrumentos de seus Polos. Elis Regina, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Paulinho Nogueira e Tim Maia são alguns dos artistas homenageados nas apresentações dos Guris – que mostraram seu talento com diversas composições próprias e teiveram a oportunidade de participar de atividades de integração musical (composição, jogos musicais, oficina de samba e interpretação) desenvolvidas por artistas convidados, como Claudia Feres, Roberta Larizza, Ana Iara Campos, Luiz Felipe Gama, Ari Colares, Dario Sotelo, Gabriel Levy e Juliana Amaral.

- Lançamento do Livro Projeto Guri 15 Anos - que traz histórias de Guris de diferentes regiões do Estado de São Paulo e apresentando um perfil cultural dos diversos lugares onde o Projeto Guri está com suas culinárias típicas, costumes, expressões e brincadeiras

- Show dos 15 Anos na sala São Paulo com cerca de 80 alunos que subiram ao palco para tocar e cantar músicas clássicas e sucessos do CD Projeto Guri Convida, ao lado deThalma de Freitas, Rappin Hood, Andreia Dias, Iara Rennó, Mauricio Pereira, Max B.O e Siba.

- Programa de Bolsas de Estudos para ex-alunos do Guri - O programa oferece bolsas de até 12 meses em instituições formais de ensino musical dentro ou fora do Brasil, ou ainda estudos não-formais – como participações em festivais e aulas particulares. Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Projeto Guri durante, no mínimo, 18 meses.

 

 
CD Guri convida

Tweets de @ProjetoGuriAAPG