Projeto Guri - Home
Bloguri

Bloguri

Neste espaço você conhecerá as últumas novidades do Guri. Dicas sobre shows, concertos e festivais além de todas as novidades que nossos guris aprontam por aí.




Camerata de Cordas Dedilhadas toca com Fernando Caselato Print E-mail
Bloguri
Friday, 09 November 2012 17:21

alt

Dentro da série de apresentações realizadas pelos Grupos de Referência do Guri com regentes convidados, no dia 22/10, o GR da Regional Ribeirão Preto - Camerata de Cordas Dedilhadas fez sua primeira apresentação oficial com o Regente Fernando Caselato.

Ao lado do músico, subiram ao palco oito alunos de violão, quatro de viola e quatro de cavaco, mostrando o repertório ensaiado em aulas especiais realizadas no Polo ACIF Franca. Quem esteve presente ao Teatro Municipal de Franca pôde conferir clássicos como Assum Preto, Saudade de Minha Terra e Senhorinha, além de músicas de autoria do regente convidado.

O grupo encantou a platéia de Guris, pais e convidados que, ao sair do teatro, comentaram a performance dos alunos e a beleza dos arranjos. Confira um trecho da apresentação aqui!

 

 
Guris da Fundação Casa recebem educação para o trânsito Print E-mail
Bloguri
Monday, 29 October 2012 14:31

alt

Guris da Fundação Casa recebem educação para o trânsito
 
No último dia 10 de outubro, alunos dos Polos Fundação CASA Irapuru I e II, em Presidente Prudente, participaram de atividade complementar em que tiveram a oportunidade de visualizar, por meio de filmes e imagens, situações que fazem parte do dia-a-dia do trânsito nas cidades - além de esclarecer todas as dúvidas sobre penalidades e leis de trânsito. A atividade foi conduzida por Luciane Napolitano Mezas Tarocco, instrutora de trânsito do Centro de Formação de Condutores de Presidente Prudente - órgão parceiro do Projeto Guri na cidade. "Achei interessante, me informei sobre como e quando posso tirar minha habilitação, além de conhecer algumas das principais leis de trânsito", disse um dos alunos participantes.
 
Cerca de 110 pessoas prestigiaram a atividade: alunos do Projeto Guri, ex-alunos e jovens que frequentam outros cursos da Fundação, além de colaboradores do Projeto Guri e da própria Fundação. "Para que a atividade pudesse ser realizada, contamos com o planejamento e colaboração de todos os parceiros envolvidos: Fundação CASA Irapuru I e II, Centro de Formação de Condutores de Presidente Prudente, Projeto Guri - Regional Presidente Prudente e Polos Fundação CASA Irapuru I e II", comenta Katuscha Guimarães, Supervisora de Desenvolvimento Social da Regional Presidente Prudente.
 
Parabéns aos organizadores e alunos participantes!
 
Guris participam de atividades sociais e culturais Print E-mail
Bloguri
Friday, 26 October 2012 18:18

alt

Guris participam de atividades sociais e culturais

Ao lado das aulas de música, outras atividades complementares também cumprem importante papel na formação geral dos guris. Nesta edição, destacamos duas delas organizadas pelas equipes dos Polos de Dracena e Conchas.

Após estudarem e discutirem a Cartilha Guri Inclusivo durante algumas semanas, os Guris de Dracena - acompanhados da equipe do Polo e de educadores musicais – visitaram, em setembro, a unidade da APAE na cidade, como parte de atividade complementar sobre convívio com as diferenças. Ao chegar ao local, foram recepcionados por alunos da banda da APAE e retribuíram tocando também algumas músicas. "Foi uma atividade extremamente interessante, pois os guris puderam apreciar a banda da APAE e ver o potencial destes alunos", afirma Katuscha Guimarães, Supervisora DS da Regional Presidente Prudente. "No final da atividade, eles comentavam empolgados sobre as músicas que ouviram e diziam que alguns tocavam melhor do que eles".


Também os guris do Polo de Conchas saíram da rotina no final de agosto: eles participaram do evento Concertos Didáticos, com o maestro João Carlos Martins, no Teatro Bradesco, em São Paulo. "O evento foi bastante importante para os alunos, já que a maioria deles nunca haviam entrado em um teatro antes - e muito menos assistido à apresentação de uma orquestra", conta Valquíria Lupi, coordenadora do Polo de Conchas. "Para a equipe do Polo também foi um momento muito especial, pois nenhum integrante da equipe havia assistido uma apresentação do maestro João Carlos Martins anteriormente."
 

 
Dica para quem está no Rio de Janeiro :) Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 18 September 2012 19:39

Começa hoje a Semana Internacional de Música de Câmara no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico (RJ).

Um evento inteiramente dedicado à música de câmara, com grandes nomes do cenário nacional e internacional. Até o dia 25 de setembro, o público pode ver artistas convidados que estão em ascensão no cenário internacional, além de grandes músicos brasileiros e jovens talentos.

Para ver a programação completa, acesse o link http://www.riomusicweek.com.br/programacao

alt

 
Ex-bolsista do Guri realiza apresentações em SP Print E-mail
Bloguri
Thursday, 13 September 2012 19:27

O cellista Diego Rodrigo Alves foi aluno do Programa de Bolsas da AAPG durante os anos de 2010 e 2011 - e, atualmente, cursa a graduação em música na USP. Ele participará, durante este mês de setembro, de suas primeiras apresentações como aluno do curso! Confira abaixo as datas e horários. Parabéns a nosso ex-bolsista!

 

alt

 
Alegria e amor à arte! Print E-mail
Bloguri
Friday, 20 July 2012 19:06

alt

Confira o depoimento de Margarete Cristini Maggie, mãe de Enzo, guri que estuda no Polo do Projeto Guri em Santos!

Envio uma imagem de meu filho, Enzo Jacomelli (primeiro à esquerda), acompanhado do educador Agenilson (o Gegê) e outros amigos do Guri em sua primeira audição no projeto, em Santos, no dia 4 de julho.
Somos orgulhosos e felizes por tê-lo no projeto que ele tanto ama e onde escolheu estar. Perguntei a ele o que ele sentiu enquanto tocava e ele me respondeu:
- Alegria!!!
Não é de emocionar?
Isso é só um pouco do que o projeto nos proporciona, a nós e a tantas outras crianças e famílias.
Nunca deixaremos de agradecer a oportunidade que estão nos dando!!
Obrigada!!

O Projeto Guri agradece a todas as famílias e responsáveis pelo apoio ao estudo dos Guris! 

 
Guris de Morro Agudo participam de atividades de pintura Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 17 July 2012 19:32

alt

No último dia 3 de julho, os guris do Polo de Morro Agudo realizaram uma atividade extra de pintura em azulejos, com a participação também de seus familiares. As obras de arte produzidas no dia tiveram como tema a valorização do meio ambiente. Ao som de música clássica, todos aprenderam técnicas de pintura e saíram levando novos "quadros" para casa.   

Parabéns a todos os participantes!

 
Guris de Cravinhos formam quinteto e lançam CD Print E-mail
Bloguri
Friday, 30 March 2012 17:29

alt

Em 2011, cinco alunos de violão do Polo do Projeto Guri em Cravinhos decidiram formar um quintento de violões, que se apresentou em um Encontro de Dedilhadas no último mês de outubro. O sucesso da apresentação motivou os alunos e educadores a realizar um novo projeto: a gravação de um CD com os alunos, ideia concretizada por meio de parcerias com a Prefeitura, empresas patrocinadoras e ações específicas de arrecadação de recursos.

Em novembro, com uma seção de estúdio, o CD do Grupo "Quinteto TACTI" - nome escolhido pelos alunos - foi gravado, com o Título "Sakura". O produto final do trabalho dos guris foi lançado em evento especial neste dia 29 de março, no Espaço Cultural de Cravinhos "Memorial Casa Libaneza", com apresentação do Grupo e coquetel oferecido pela Prefeitura.

Parabéns aos Guris e Educadores pela realização deste projeto!

 
Dentista do Bem Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 06 March 2012 20:31

alt

O Pólo do Projeto Guri em Ubatuba recebeu na última terça-feira, a visita do projeto Dentista do Bem. Coordenado em Ubatuba pela dentista Maria Cristina Silva Portes de Souza, o Dentista do Bem iniciou os trabalhos deste ano pelo Projeto Guri. Foi realizada uma triagem com 60 crianças examinadas e que agora terão suas fichas encaminhadas para a central em São Paulo. Foto: Elaine Pinho

(Fonte: Jornal Imprensa Livre)

 
"O Rio Pardo é tudo". Poema de uma Guri Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 21 December 2011 17:18

 

Leiam o lindo poema sobre o Rio Pardo, de autoria da aluna Marcella Lima do Polo de Santa Cruz do Rio Pardo.

 

O Rio Pardo é tudo

 

O Rio é esperança,

O Rio é felicidade,

E nós sem o Rio,

Não teremos água de verdade.

 

O Rio é uma água,

Que nos banha,

Nos faz bem,

Mas nós sem o Rio,

Não iremos além.

 

Iremos morrer,

De sede e fome,

Sem alegria iremos viver.

 

Esportes legais,

Esportes demais,

Mas, sem o Rio Pardo,

Não seria capaz.

 

Autora: Marcella Scucuglia Dalmatti Alves Lima

Curso: violão

Idade: 10 anos

Polo: Santa Cruz do Rio Pardo

 
Já conhece os personagens do Mixer Guri? Leve um para casa e ainda ajude o Projeto! Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 13 December 2011 19:31

alt

Guitarrindo, Ogrofone, Pianóia, Relanerd. Esse são os nomes de algumas das boas ideias pra presentear em qualquer época do ano... ou para levar para casa também! Confira os bonecos do Mixer Guri, feitos em tecido, no site www.mixerguri.com.br ou na página da LikeStore, se você tiver perfil no Facebook. E comece 2012 com mais música!

 
"Arte em Tons" Print E-mail
Bloguri
Monday, 12 December 2011 10:42

Confira o vídeo feito pelos alunos da Unimonte, em Santos/SP, sobre o projeto Guri!

http://vimeo.com/33113291

 
Show com Toninho Ferragutti em São Paulo Print E-mail
Bloguri
Thursday, 08 December 2011 11:51

alt

Toninho Ferragutti, um dos artistas de que está também no Mixer Guri, realiza um show imperdível em São Paulo. Não perca!

 
Mixer Guri participa de Feira em Niterói Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 30 November 2011 11:30

alt

No dia 5 de novembro, a garotada da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, conheceu um pouco mais sobre o trabalho do Projeto Guri - por meio de um stand e de computadores com o Mixer Guri disponibilizados durante a XIII edição da Feira do Saber, evento cultural promovido pelo Colégio Marly Cury com o tema "Ideias que Mudaram o Mundo". 

Durante todo o dia, os alunos e visitantes puderam criar suas músicas no Mixer e levar para casa materiais sobre o Projeto Guri. A presença na feira teve o objetivo de mostrar que, além de mudar o mundo, a música também se reinventou em seu próprio modo de ser feita: se antes dependia da presença dos músicos para acontecer, agora pode ser produzida e reproduzida infinitamente.

Conheça mais sobre o Mixer Guri e faça sua música no site www.mixerguri.com.br!

 
Guris do Polo de Vera Cruz participam de trilha e plantio de árvores Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 23 November 2011 16:05

alt

No dia 21 de setembro, o Polo do Projeto Guri de Vera Cruz participou do Evento “Dia da Árvore”, realizado pelos proprietários da fazenda Recreio e da fazenda Santa Marina, com parceria da prefeitura municipal de Vera Cruz.

O evento teve início às 9 da manhã, com a apresentação do projeto Guri de Vera Cruz. Em seguida, os guris assistiram a uma palestra com um engenheiro agrônomo sobre Preservação Ambiental, podendo fazer perguntas e tirar dúvidas. Participaram do evento também os alunos das primeiras e terceiras séries do Ensino Fundamental da escola Antônio Andrade Guimarães, além de proprietários das fazendas, funcionários, pais de alunos e da Prefeita Municipal, Renata Zompero Dias Devito.

Após a palestra, as crianças foram até a mata e, separadas em grupos de 20 pessoas, realizaram uma trilha acompanhada por funcionários da fazenda, em que puderam conhecer de perto a diversidade de árvores da região. Depois da trilha, cada criança recebeu uma muda de árvore, que foi plantada de acordo com as informações dadas na palestra.

Depois do plantio e do lanche oferecido na sede da fazenda, as crianças receberam também um certificado individual de participação, reforçando a responsabilidade pela preservação e divulgação de práticas ambientais.

 
Polos do Guri visitam Sala São Paulo Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 25 October 2011 18:09

alt

Durante os últimos meses, guris de diversas cidades do estado tiveram a oportunidade de conhecer a Sala São Paulo e assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo. A cada domingo, os espetáculos são abertos a um Polo do Guri.

Na foto, a visita do Polo de Iporanga, em 10 de julho último. Confira abaixo alguns dos depoimentos de coordenadoras de outros Polos que já participaram!

A maioria das crianças do Polo Itariri não conhecia São Paulo. Da Sala São Paulo, nunca tinham ouvido falar. Ficaram tão maravilhados que tiravam fotos de tudo para guardar de lembrança e mostrar aos colegas e familiares. Algumas crianças que ficaram encantadas em ver o metrô: até os trilhos foram motivo de comentário. Obrigada por proporcionar às nossas crianças esse passeio!
 
Elsa Moura, Coordenadora do Polo Itariri

Todas as crianças e a equipe do Polo de Ilha Comprida agradecem imensamente pelo evento na Sala São Paulo, um acontecimento histórico. Mesmo que a palavra "obrigado" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto o passeio foi importante para as crianças.

Josimar Paranhos Rio Branco, coordenador do Polo de Ilha Comprido

 
Guris fazendo arte com Paper Toys do Mixer Print E-mail
Bloguri
Friday, 14 October 2011 13:35

Os Polos do Projeto Guri em Guará (primeira foto) e Itariri (segunda e terceira fotos) realizaram atividades especiais de montagem dos Paper Toys do Mixer, reunindo alunos de diversos cursos. Veja os resultados da arte dos Guris!

alt

alt

alt

 
Para comemorar o Dia do Consumo Consciente, Piquenique- se! Print E-mail
Bloguri
Monday, 10 October 2011 17:36

alt

Instituto Akatu lança campanha para realização de piqueniques em todo o Brasil, no domingo 16 de outubro

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente quer comemorar o Dia do Consumo Consciente de uma forma diferente e quer ocupar praças e parques em todo o país com um convite muito simples: realizar piqueniques, do Oiapoque ao Chuí.

O Dia do Consumo Consciente é 15 de outubro, mas, neste ano, o Akatu convida a comemorar no domingo, dia 16, geralmente o dia preferido para reunião da família e de amigos. O que o Instituto Akatu pretende é incentivar um dia incomum, com mais qualidade de vida, para que os indivíduos despertem para os valores, conceitos e práticas do consumo consciente. E o piquenique pode ser a concretização do pensar e agir de um consumidor consciente, desde o planejamento da ideia até o descarte dos resíduos. O que comprar, como comprar, de quem comprar, o que levar, como levar, como ir, como fruir e fluir durante o evento, como descartar?...

“Mais do que um evento para reunir as pessoas de quem gostamos, é um momento para lembrar que consumo consciente significa, sobretudo, mais qualidade de vida. Não é parar de consumir, mas consumir diferente, de uma maneira em que os bens, marcas e serviços deixem de ser um fim em nossas vidas e ocupem seu verdadeiro lugar: passem apenas a ser meios para vivermos mais e melhor, de maneira sustentável e solidária”, explica Camila Melo, gerente do programa de educação do instituto.

“Consumir de forma consciente significa mais horas de lazer e menos no trânsito, significa economia de água, energia e recursos naturais, significa prestar atenção no que compramos e lembrar que cada produto tem uma história, não surge na prateleira. Essa história se chama cadeia produtiva, e os fornecedores e empresas nessa cadeia devem ser tão responsáveis quanto o consumidor. O consumidor consciente tem de cobrar por uma cadeia produtiva limpa, com produtos éticos e saudáveis, sem propaganda enganosa, sem poluição de água, sem desperdício de recursos naturais e energia, sem qualquer tipo de exploração no trabalho, sem pagamento de propina, seja pública ou privada, em qualquer etapa do processo produtivo ou lugar”, alerta Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

“Significa trocar o individual pelo compartilhado ou pelo coletivo, trocar o fóssil pelo renovável e limpo, o descartável pelo durável, o físico pelo virtual, a competição pela cooperação”, completa Mattar.

Fazer um piquenique também é uma oportunidade de aproveitar e redescobrir aspectos de qualidade de vida, que a sociedade consumista em que vivemos esquece: reunião familiar e com amigos, afeto, memória de infância – cheiros, cores e sabores –, conexão com o meio ambiente, brincadeiras, surpresas e novidades...
Por essas razões, o Instituto Akatu quer incentivar as pessoas em todo o Brasil a fazer piqueniques, como oportunidade de experimentar um estilo de vida mais feliz e mais sustentável.

A ideia

Convite à sociedade para fazer piqueniques no dia 16 de outubro como forma de comemoração do Dia do Consumo Consciente e como prática de um estilo de vida mais sustentável.

Como

Com suas entidades parceiras, o Akatu apresenta a ideia e quer espalhar, convidando outras ONGs e organizações em geral, funcionários e colaboradores das corporações apoiadoras e a sociedade a reunir parentes, amigos e suas comunidades em praças e parques e confraternizar.

Para difundir a ideia, o instituto conta com mídia tradicional (publicidade e imprensa), a rede de articulação com outras entidades e as redes sociais digitais.

O próprio instituto vai organizar o seu piquenique e convidar sua rede e vai procurar manter contato com outras entidades e pessoas que resolverem organizar os seus. A ideia é criar um movimento no dia 16/10, não controlado, viral, caótico, em que todos se apropriem da comemoração do Dia do Consumo Consciente e possam convocar suas comunidades locais. Vamos formar uma grande rede e você pode ser um nó que a sustenta.

Organização

Cada grupo será organizador de seu piquenique, não há controle do Akatu. A ideia é justamente não ter controle, mas convidar o cidadão a curtir um dia com mais qualidade de vida, a partir da convivência com as pessoas de que gosta e procurando praticar o consumo consciente.
Para animar a rede, o Akatu vai usar seus canais físicos e digitais e divulgar as iniciativas locais,  convidar os organizadores a postar fotos antes, durante e depois do evento, movimentar twitter e facebook, dar dicas de parques e indicar outros “nós de redes”, que apoiem a ideia a organizem piqueniques nas suas cidades.

Um guia para ajudar

A fim de ajudar, o instituto também vai publicar um guia com cuidados e dicas práticas para um piquenique de consumo consciente. Três aspectos do consumo são importantíssimos para a sensibilização e a conscientização das pessoas:
1.    a compra (com planejamento prévio e execução),
2.    o uso dos produtos e
3.    o descarte.

Essas fases do consumo serão destacadas no guia, além do compartilhamento de ações e produtos, da solidariedade, do uso de bens duráveis e não descartáveis, da preferência pelo transporte público e de cuidados com as crianças e com a saúde.
Não há restrição a ninguém e a nenhuma entidade ou organização.
Organize o seu e... piquenique-se!

Serviço:
O quê: Piquenique-se pelo Dia do Consumo Consciente.
Onde: praças e parques pelo Brasil.
Quando: Domingo, dia 16 de outubro

Fonte: http://www.akatu.org.br/

 
Jovens da Fundação CASA de Campinas vão participar de conferência Print E-mail
Bloguri
Friday, 07 October 2011 17:34

Inédito, convite do CMDCA também inclui oficinas formativas que serão realizadas nas quatro unidades da CASA na cidade

Uma iniciativa inédita do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas vai permitir a participação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA da cidade no processo de formação que preparará os jovens para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece de 18 a 20 de outubro.

Formalizado pela presidente do CMDCA, Jane Valente, o convite para que os a jovens da CASA participassem da conferência foi prontamente acolhida pela Divisão Regional Metropolitana de Campinas (DRMC) da Fundação, que já havia garantido a participação de quatro adolescentes, que cumprem medida de privação de liberdade, em todo o processo de formação.

"Toda nossa equipe está muito entusiasmada com a realização das Conferências Livres nas nossas unidades. O termo que posso usar para definir essa ação é inclusão e alegria de podermos propiciar esse momento aos nossos adolescentes que por conta do ato que cometeram se encontram em privação de liberdade", falou o diretor da regional da Fundação Casa, Márcio Biscuola de Moraes.

Para Jane valente, a participação é fundamental.  "Queremos que esses meninos façam parte do movimento de construção do Plano Decenal, que prevê ações para a infância e juventude brasileira nos próximos dez anos", explicou Jane Valente.

Jane e Biscuola fecharam os detalhes da parceria CMDCA/Fundação CASA em reunião nesta terça-feira (4 de outubro), da qual também participaram  membros do CMDCA e de todos os coordenadores pedagógicos, gestores e encarregados técnicos das unidades. “A participação dos jovens nas conferências municipais da Criança e do Adolescente é uma diretriz do Conanda (o conselho nacional que define as diretrizes para o setor)”, diz Biscuola.

Oficinas formativas

Para viabilizar o trabalho, o CMDCA fará oficinas formativas (chamadas de conferências livres) nas quatro unidades de Campinas (veja as datas abaixo). Nas oficinas, os jovens discutirão os temas sexualidade, drogas, direitos humanos, cidadania, violência e participação política. E serão incentivados a  confeccionar uma Bandeira da Paz em cada unidade – os trabalhos serão expostos na IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 Depois das atividades, os jovens da Fundação escolherão seus representantes para a IX Conferência.

As oficinas formativas vão acontecer nas unidades de Campinas nos seguintes horários:

Dia 10/10/2011 - CASA Amazonas, a partir das 08h30, até às 12h00

Dia 11/10/2011 - CASA Jequitibá, Horário: 13h30 às 17h00

Dia 14/10/2011 - CASA Campinas e Maestro Carlos Gomes (simultaneamente) Horário: 13h30 às 17h00

Fonte: http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/noticias-home/1007-jovens-de-campinas-vao-participar-de-conferencia

 
Contrabaixista Tibô Delor se apresenta em Jundiaí Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 28 September 2011 18:07

alt

Contrabaixista Tibô Delor se apresenta em Jundiaí

Uma parceria entre a Biblioteca Municipal Dr. Nelson Foot em a Escola de Música de Jundiaí trouxe ao público da cidade, durante este ano, a série “Mestre e Aprendiz” - concertos comentados feitos por com músicos renomados e seus alunos, incluindo diálogos sobre o instrumento, sua história e seu repertório, além de suas próprias experiências de aprendizado. No próximo dia 1º de outubro, o último evento da série em 2011 traz Tibô Delor, contrabaixista francês radicado no Brasil. Ele se apresenta com seu aluno Ivan Gomes, para juntos mostrarem um pouco sobre o contrabaixo.

Compareça!

Local: Biblioteca Municipal Dr. Nelson Foot - Jundiaí/SP
Data: 01/10/2011 (sábado)
Horário: 10h
Entrada Franca

 
Polo de Jaborandi com atividades especiais Print E-mail
Bloguri
Monday, 12 September 2011 14:32

alt

Reciclagem, conscientização e renovação musical estão entre os assuntos principais na rotina dos guris do Polo de Jaborandi este ano. A ligação com esses temas na área musical ficou por conta do trabalho com o repertório do grupo Roupa Nova, que em 2011 comemora 30 anos de carreira – um sinal efetivo de renovação musical. Depois de passear pelo aprendizado das músicas da banda, os alunos puderam conferir de perto um espetáculo do grupo em maio deste ano.

Já em agosto, a atividade especial foi a visita ao Parque do Peãozinho, em Barretos, onde os alunos tiveram contato com a natureza e conheceram mais sobre reciclagem em uma exposição sobre o tema – além de praticar atividades físicas e visitar a Arena da Ciência. 

Todas as atividades tiveram apoio dos parceiros do Polo na cidade. Parabéns a todos!

 
Feras do Mixer: Ensemble São Paulo Print E-mail
Bloguri
Friday, 02 September 2011 19:13

alt

Entre os músicos "de responsa" que participaram do Mixer, contribuindo com sua criatividade e talento, estão os integrantes do Ensemble São Paulo – ou Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, considerado um dos mais notáveis grupos do gênero na América Latina. O Quarteto de Cordas é um grupo estável mantido pela Secretaria Municipal de Cultura, e foi fundado por ninguém menos do que o escritor Mário de Andrade, em 1935, quando este trabalhava à frente do Departamento de Cultura da Prefeitura.

Nasido com a missão de preservar e incentivar a música de câmara em São Paulo, em sua formação atual o Ensemble já mereceu três premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte, além do “Prêmio Carlos Gomes” de 2003. Confira quem são as feras que participam do Quarteto, e que também podem ser ouvidas no Mixer Guri!

Marcelo Jaffé – Iniciou-se no violino aos 6 anos de idade e na viola aos 14, sob a orientação de seu pai, Alberto Jaffé. Vencedor de diversos concursos nacionais, participou de conjuntos de câmara e orquestras no Rio Janeiro, Ceará, Brasília, João Pessoa e São Paulo. Tornou-se integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) em 1981, e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo em 1982. Cursou a Universidade de Illinois, nos EUA.

Betina Stegman – Primeiro violono do quarteto, foi diplomada pela Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), aperfeiçoou-se em Tel-Aviv, Israel. Atuou como recitalista e solista na América Latina, Estados Unidos e Europa, onde gravou para as emissoras WDR (Alemanha) e RAI (Itália).

Nelson Rios - iniciou sua formação musical na Escola de Música de Piracicaba. Como bolsista da Fundação Vitae, frequentou a Carnegie Mellon University (Pittsburgh, PA - EUA), em 1996. Integrou a orquestra Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau, e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.

Roberto Suetholz – Nascido em Milwaukee, EUA, cursou mestrado pela Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA). Foi spalla dos violoncelos da Israel Sinfonietta e, no Brasil, das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura.

 
Artistas e Guris falam sobre o Mixer Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 31 August 2011 12:51

alt

Veja o que Kastrup, Naná Vasconcelos, Siba, Edgard Scandurra e Jaques Morelenbaum, além de nossos bolsistas e Guris, falam sobre a experiência de participar do Mixer. Clique aqui!

 
Encontro de Percussão da região de Araçatuba Print E-mail
Bloguri
Friday, 26 August 2011 20:05

Foto de alunos do Projeto Guri de Brejo Alegre

Os guris da Camerata de percussão do polo do Projeto Guri de Brejo Alegre arrasaram no Encontro de Percussão da região de Araçatuba neste mês de agosto. Confira aqui um pouco da apresentação dos meninos!

 
Os guris falam... Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 23 August 2011 18:42

Fotos de alguns guris que participaram da música do Mixer Guri

... e os artistas também: sobre o que é fazer música, sobre a diferença que ela faz na vida das pessoas, sobre como foi participar do Mixer Guri. Confira aqui e aqui!

 
Está chegando o SWU! Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 17 August 2011 19:49

Logomarca do SWU - Start with you

Se da primeira vez o Projeto Guri já marcou presença com um stand e a participação dos alunos do programa de Bolsas, nesta edição do Festival a participação será ainda maior: um stand itinerante do Mixer Guri oferecerá aos visitantes a oportunidade de se divertirem ao conhecer o projeto e criarem suas próprias músicas! O stand terá também a participação dos bolsistas 2011 e de seis voluntários escolhidos pela internet, que ganharam o direito de participar depois do concurso cultural realizado aqui no Bloguri. Os seis voluntários escolhidos participarão ainda do 2º Fórum Global de Sustentabilidade, que vai ocorrer no festival. Serão 3 dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para um desenvolvimento sustentável e um dia a dia ambientalmente responsável.

Confira aqui o vídeo sobre o Projeto Guri publicado no site do SWU e veja um pouco do que os bolsistas fizeram no Festival do ano passado!

 
Oficina de Luthieria – Projeto Guri Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 03 August 2011 17:51

O Mixer Guri, plataforma de mixagem de músicas do Projeto Guri, proporciona diversos projetos interessantes através de suas doações. Um desses projetos é o Programa de Bolsas para ex-alunos da AAPG.

 

O bolsista Caio Antunes e o luthier do Projeto Guri, André Amaral se encontraram na sede do projeto em São Paulo onde falaram sobre a profissão da Luthieria, curso escolhido por Caio. No encontro, Caio disse estar adorando o curso e só pode realizá-lo graças ao Projeto Guri.

 

A Luthieria é a técnica de confecção e restauração de instrumentos musicais que possuem caixa de ressonância. André falou um pouco sobre as técnicas que utiliza, sobre a profissão e disse não imaginar-se fazendo outra coisa.

 

No vídeo abaixo você confere os depoimentos do professor e do aluno e também conhece um pouco mais sobre a arte da Luthieria.




 
Ganhadores: "O Mixer Guri me leva para o @SWUBrasil" Print E-mail
Bloguri
Saturday, 30 July 2011 00:00

Logomarca do SWU - Start with you
A organização do Projeto Guri ja escolheu os seis vencedores do concurso cultural “O Mixer Guri me leva ao @SWUBrasil”, que teve as inscrições encerradas na quinta-feira (28). Eles vão poder curtir o festival e ainda vão dar uma força na divulgação do Mixer Guri para o público. Os vencedores foram:

  1. Natalia Ribeiro
  2. Guilherme Miranda
  3. Ivan Xavier
  4. Emilio Gustavo
  5. Lorena Nascimento
  6. Greta Souza

Os seis voluntários escolhidos estarão no estande itinerante do Mixer Guri  no SWU e participarão do 2º Fórum Global de Sustentabilidade que vai ocorrer no festival. 

O Fórum acontece pela segunda vez no SWU Brasil. Serão 3 dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para um desenvolvimento sustentável e um dia a dia ambientalmente responsável.

Muito obrigado a todos aqueles que participaram do concurso! 

Mesmo que você não seja um dos ganhadores ainda pode colaborar com o Projeto Guri, criando sua própria música no Mixer Guri, mm software interativo que torna possível criar músicas e arranjos a partir de instrumentos e vozes pré-gravadas. Ao lado de atuais guris (alunos) e de ex-guris, vários artistas gravaram bases vocais e instrumentais em diferentes ritmos, passando pela música popular, percussão e rock. Para jogar, basta acessar o menu “faça sua música” e se divertir com 64 trechos de instrumentos e vozes, que podem ser misturados de variadas maneiras, chegando a mais de centenas de resultados diferentes. Para se inspirar, o usuário pode conferir um clipe com a música base, que indica alguns caminhos que cada um pode percorrer para criar sua própria música.

O interessado também pode salvar sua criação e espalhá-la pela rede por uma taxa que varia entre 50 centavos e 16 reais e que será totalmente revertida ao projeto. Além disso, poderá escolher um toy art (personagens criados para o MIXER), wallpapers, ringtones e outros produtos do Projeto Guri. Acesse, faça o seu Mixer e mande para sua galera!


 

 
O #MixerGuri me leva para o @SWUBrasil! Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 27 July 2011 16:00

O Concurso Cultural está encerrado!

Obrigado a todos que participaram. Em breve anunciaremos os vencedores. Fiquem de olho!

Enquanto esperam o resultado, conheça o Mixer Guri e faça sua música.




O mixer guri me leva para o SWU

Estamos a procura de voluntários para trabalhar no "SWU Brasil 2011". Aceita a proposta?

Então participe do concurso cultural “O MixerGuri me leva para o @SWUBrasil” respondendo de maneira criativa à pergunta “Por que eu quero ser voluntário do Mixer Guri no SWU Brasil 2011?” aqui nos comentários deste post. Seis pessoas curtirão o festival de graça e ainda terão a chance de colaborar com o Projeto Guri .

Os ganhadores do concurso deverão se comprometer a ajudar de forma voluntária na divulgação do #MixerGuri  durante um dia, das 10h às 18h, com direito a um intervalo para almoço de uma hora. Depois desse tempo, os sortudos estarão liberados para curtir o festival. O almoço e transporte ficam por conta da organização do concurso.

A edição 2011 do SWU Brasil Acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro na cidade de Paulínia, interior de São Paulo.

Não perca tempo! Envie agora sua resposta e tenha a chance de colaborar com o maior projeto sociocultural do país, além de participar de um dos maiores festivais do Brasil.

Atenção: As respostas válidas deverão ser postadas no espaço para comentário do post deste concurso cultural.

Use a hastag: #SWUMixerGuri nas redes e divulgue!

O Mixer Guri é um software interativo que torna possível criar músicas e arranjos a partir de instrumentos e vozes pré-gravadas. Ao lado de atuais guris (alunos) e de ex-guris, vários artistas gravaram bases vocais e instrumentais em diferentes ritmos, passando pela música popular, percussão e rock. Para jogar, basta acessar o menu “faça sua música” e se divertir com 64 trechos de instrumentos e vozes, que podem ser misturados de variadas maneiras, chegando a mais de centenas de resultados diferentes. Para se inspirar, o usuário pode conferir um clipe com a música base, que indica alguns caminhos que cada um pode percorrer para criar sua própria música. O interessado também pode salvar sua criação e espalhá-la pela rede por uma taxa que varia entre 50 centavos e 16 reais e que será totalmente revertida ao projeto. Acesse e compartilhe!

Antes de participar, confira o regulamento!

Regulamento:

1 - O Concurso

   1.1 – O concurso cultural “O Mixer Guri me leva para o @SWUBrasil!” é realizado pela AAPG, programa social do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a organização do evento SWUBrasil;

   1.2 – Este concurso cultural é restrito a pessoas físicas residentes em território nacional, no período de 18 de julho de 2011 a 28 de julho de 2011, sendo está última data, o prazo final para participação;

   1.3 – O concurso tem por objetivo premiar 06 (seis) pessoas, com a participação no SWUBrasil, o maior festival sustentável do planeta, desde que respeitadas todas as regras descritas neste regulamento e na lei 9.608/98, que dispõe sobre o serviço voluntário;

   1.4 – O Festival SWU 2011 acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2011;

2 – A Participação

    2.1 – Para participar do concurso, os interessados deverão responder a pergunta “Por que eu quero ser voluntário do Mixer Guri no SWU Brasil 2011?”. A pergunta deve ser respondida no espaço para comentários dentro do post do concurso no bloguri;

    2.2 – Excluem-se da participação as pessoas jurídicas, sócios ou empregados da empresa realizadora ou empresas apoiadoras do projeto;

    2.3 – A participação neste concurso cultural é voluntária e gratuita, não estando condicionada, em hipótese alguma, à aquisição de qualquer bem, produto, ou serviço;

    2.4 – Os vencedores serão selecionados por uma banca julgadora da AAPG, e serão anunciados pelo bloguri, bem como em redes sociais da AAPG, no dia 30 de julho de 2011. A decisão da banca julgadora é soberana e incontestável;

    2.5 – Os interessados em participar do concurso cultural deverão adicionar uma forma de contato direto (e-mail, telefone, endereço), eliminando qualquer responsabilidade das empresas participantes de qualquer problema de comunicação posterior aos resultados;

    2.6 – Ao responder a pergunta, o participante se propõe a ser um voluntário da AAPG, programa social do Governo do Estado de São Paulo, por um dia, aceitando os termos e trabalhos propostos para a execução da divulgação do projeto Mixer Guri, que estará localizado no Estande Itinerante do Projeto Mixer Guri, alocado em um espaço exclusivo no Festival SWU Brasil 2011;

    2.7 – É vedada a participação de menores de 18 anos neste concurso cultural.

3 – A Premiação

    3.1 – Serão premiados os 06 (seis) participantes que responderem a pergunta disposta no item 2.1 de maneira mais criativa, sendo 02 (dois) participantes voluntários para cada dia do evento;

    3.2 – A premiação deste concurso cultural contempla apenas despesas com a entrada e participação no Festival SWU 2011, bem como eventuais despesas com transporte e alimentação no dia do evento e somente dentro do Estado de São Paulo, sendo tais despesas de responsabilidade da empresa e custeadas da seguinte forma:

(i) despesas relativas a alimentação, passagens rodoviárias (ônibus intermunicipais) ou transporte público coletivo local, dentro do Estado de São Paulo, serão custeadas pelo voluntário e reembolsadas pela empresa, mediante preenchimento da nota de débito respectiva (anexo I), a qual deverá estar acompanhada das notas fiscais e recibos correspondentes, sendo o teto de alimentação o valor de R$ 13,05 (treze reais e cinco centavos);

(ii) despesas com combustível e pedágios, somente dentro do Estado de São Paulo, em caso de utilização de veículo próprio, por parte do voluntário, serão custeados por este e reembolsados pela empresa, mediante preenchimento da nota de débito respectiva, a qual deverá estar acompanhada das notas fiscais e recibos correspondentes.

Somente serão reembolsadas as despesas que forem originadas pela execução dos serviços voluntários.

    3.3 – Os ganhadores voluntários selecionados serão convocados a participar de um dia exclusivo do SWU Brasil, data a ser definida pela banca julgadora do Projeto Guri, para divulgar o projeto Mixer Guri, que estará representado em seu Estande itinerante;

    3.4 – Os convocados deverão seguir as orientações dos responsáveis pelo Projeto Guri no dia do evento, no horário compreendido entre as 10h30 e 18h, (pelo horário de Brasília), sendo concedida ao voluntário 01 (uma) hora de intervalo para repouso e alimentação;

    3.5 – A partir das 18 horas os voluntários estarão liberados para curtirem o festival e todas as suas atrações;

    3.6 – Os vencedores do concurso serão convocados por meio das formas de comunicação válidas enviadas (e-mail, telefone, endereço). Serão realizadas apenas 03 (três) tentativas de contato com o contemplado, sendo desclassificado caso não seja encontrado nesse período;

    3.7 – Todos os termos deste regulamento devem ser aceitos pelo participante para validação de seu prêmio, sendo considerado desclassificado caso não concorde com algum dos termos aqui propostos;

4 – Disposições Gerais

    4.1 – A divulgação dos vencedores será feita no dia 30 de Julho de 2011, no bloguri dentro do site www.projetoguri.org.br e redes sociais da AAPG (http://twitter.com/ProjetoGuriAAPG | http://www.facebook.com/ProjetoGuri | http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=3442055658601537061);

    4.2 – Não terão validade as respostas dos participantes que não preencherem as condições básicas do concurso estabelecidas neste regulamento ou que impossibilitem a verificação de sua autenticidade;

    4.3 – Os participantes declaram expressamente que os dados necessários para a participação no concurso são próprios e verdadeiros;

    4.4 – A empresa organizadora reserva-se o direito de desclassificar o participante que não preencher as condições estabelecidas neste regulamento, condição que não será obrigada a comunicar, notificar ou avisar o participante.

    4.5 – O prêmio não poderá, em hipótese alguma, ser trocado por dinheiro ou por qualquer outro produto, assim como não poderá ser repassado a terceiros. Sendo assim, a impossibilidade do ganhador usufruir do prêmio deverá ser comunicada à empresa responsável  para seu cancelamento.

    4.6 – A participação neste concurso implica na aceitação irrestrita da utilização de nome, som de voz e/ou imagem dos vencedores, a fim de divulgação do resultado do concurso, por parte da empresa organizadora, em qualquer espécie de mídia, sem que isso gere qualquer ônus para a empresa organizadora.

    4.7 – Ao enviarem sua resposta juntamente com dados pessoais para a empresa organizadora, os participantes estão, automaticamente, concordando com todos os termos e condições deste regulamento, bem como aceitando, expressamente, que a empresa organizadora utilize seus dados pessoais apenas para a finalidade descrita na presente instrumento.

    4.8 – Eventuais questões omissas serão resolvidas a exclusivo critério da empresa organizadora.

    4.9 – Nos termos do parágrafo único do artigo 1º da lei 9.608/98, o serviço voluntário descrito no presente instrumento não gera vínculo empregatício entre as Partes, nem mesmo obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

    4.10 – Qualquer dúvida referente a este regulamento ou concurso, gentileza, entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Divulgue e participe quantas vezes quiser.
Boa sorte!


 
Por que Mixer Guri? Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 27 July 2011 13:42

personagens do Mixer Guri

O Mixer Guri  é uma plataforma online de mixagem, onde você cria suas próprias músicas e colabora com o Projeto Guri, o maior programa sociocultural do país.


Músicos como Edgar Scandurra, Arnaldo Antunes, Nana Vasconscelos, Guilherme Kastrup, Teco Cardoso, Fernando Catatau e muitos outros emprestaram seu talento para o Mixer e fazem parte da plataforma ao lado das crianças do Projeto Guri.


Você também pode colaborar com o projeto. A cada trecho inserido em seu remix, uma quantia em dinheiro é somada ao contador no rodapé do site. Ao final da composição, você compra a música pronta e o valor vai direto para a conta do Projeto Guri.


Confira abaixo o vídeo com participação dos grandes nomes da música brasileira que estão no projeto e acesse o Mixer Guri para criar sua própria música ao lado destas feras.

 

O Mixer Guri é isso: uma mistura do melhor da música brasileira com solidariedade. Colabore você também e divirta-se com os grandes nomes da música.







 
Os músicos do Mixer Guri: Guilherme Kastrup Print E-mail
Bloguri
Monday, 25 July 2011 17:50

Foto do músico Guilherme Kastrup


Guilherme Kastrup é baterista, percussionista e produtor. Nasceu no Rio de Janeiro, mas adotou São Paulo como cidade, onde mora desde 1993.

 

Ele é mais um dos gênios da música brasileira a apoiar o Mixer Guri, trazendo seu talento ao lado de grandes nomes como Edgard Scandurra, Antônio Pinto e Teco Cardoso.

 

Conhecido como um músico de mente aberta, Guilherme mistura influências e instrumentos, construindo um som raro e surpreendente. Nessa mistura ele inclui acústica e eletrônica, sons contemporâneos, bateria e percussão, criando algo que Tom Zé chamou de “kastrupismo”.


Com todo seu talento Guilherme Kastrup já gravou, como músico, mais de 90 álbuns e já tocou ao lado de nomes como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhoto, Chico César, Tom Zé e Zeca Baleiro, além de parcerias internacionais com o cubano Roberto Fonseca, o espanhol Luis Pastor e Krishna Das dos EUA. Como produtor, esteve à frente dos discos “A Vontade Superstar” de Bruno Morais, “Vol. 1” de Andreia Dias e “Banda Glória convida Cristina Buarque” da Banda Glória.

Atualmente participa do projeto SOUKAST, fazendo um dueto com a percussionista Simone Sou, onde misturam a percussão e a bateria em um estilo que chamam de “percuteria”.

E você, que tal se inspirar em Guilherme Kastrup e criar uma música inédita no Mixer Guri? Misture todo talento da percussão dele com a genialidade dos outros músicos do Mixer, compre sua música no final e apóie o maior projeto sociocultural do país, o Projeto Guri.




 
Os músicos do Mixer Guri: Toninho Ferraguti Print E-mail
Bloguri
Sunday, 17 July 2011 00:00

Foto do músico Toninho Ferragutti


Toninho Ferragutti é um dos grandes mitos da música popular brasileira, um acordeonista extremamente versátil que em suas apresentações viaja por diversos estilos musicais como o jazz, o forró e até a música clássica.

 

O acordeão mágico do gênio já esteve ao lado músicos brasileiros como Marisa Monte, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Zizi Possi. No quesito “músicos internacionais”, entram nomes como o da alemã Celine Rudolf e a Orquestra de Maria Schneider, dos EUA.

 

Ferragutti alinha toda sua experiência de longas horas de choro, forró e gafieira a um profundo conhecimento musical e sons autorais que utilizam o acordeão como marca registrada para gerar composições surpreendentes e inspiradoras.

 

É com toda essa bagagem que o músico e compositor emprestou seu talento ao Mixer Guri, que também conta com outros grandes nomes da música brasileira como Arnaldo Antunes, Fernando Catatau e Naná Vasconcelos.

 

Que tal então usar esse talento para compor uma música inédita no Mixer Guri? Use a genialidade no acordeão de Toninho Ferragutti para misturar com o talento dos demais músicos e criar a sua própria faixa. E não esqueça de comprar sua música no final, assim você apoia o maior projeto sociocultural do Brasil, o Projeto Guri.



 
Os músicos do Mixer Guri: Fernando Catatau Print E-mail
Bloguri
Saturday, 16 July 2011 15:15

Foto do músico Fernando Catatau

Mais um grande artista da música brasileira emprestou sua genialidade ao Mixer Guri . Fernando Catatau é um guitarrista de grande talento, com trabalhos importantes dentro do cenário musical brasileiro. O músico já tocou ao lado de nomes como Vanessa da Mata, Los Hermanos, Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes .

Catatau ficou conhecido por seu trabalho a frente da Cidadão Instigado, banda que leva um rock influenciado pela música nordestina e músicas dos anos 1970.
Umas das marcas registradas de Fernando Catatau é o som não usual de suas guitarras, que mostra composições complexas, psicodélicas e bem variadas, além de seus solos que resgatam as influências do rock dos anos 1960.

O último álbum de estúdio da banda Cidadão Instigado foi o UHUUU, que teve a participação de outros dois colaboradores do Mixer Guri, Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Além dessa parceria, Fernando Catatau produziu o álbum Iê Iê Iê, nono disco solo da carreira de Arnaldo Antunes e fez diversos shows ao lado desses dois gigantes do rock nacional em 2009 e 2010.

E você, que tal usar todo esse talento a seu favor compondo uma música inédita no Mixer Guri? Use e abuse das guitarras de Fernando Catatau e compre sua música no final, ajudando assim o maior projeto sociocultural do Brasil, o Projeto Guri.


 
#MixerGuri Especial Dia do Rock: Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 13 July 2011 22:38

Foto dos músicos Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra

No Dia Mundial do Rock, ficou fácil escolher os próximos músicos que participaram do Mixer Guri para apresentar: os roqueiros de primeira linha Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Juntos, eles têm uma longa história de parcerias e fundaram duas das bandas mais importantes do rock brasileiro: Titãs e Ira!

As carreiras de Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes cruzaram-se ao longo dos anos através de diversos trabalhos que realizaram juntos. O ex-integrante do Ira! gravou as guitarras de muitos álbuns de Arnaldo Antunes como “Nome”, “Ninguém” e “Um som” e em 2008 os dois elaboraram um show inédito, Duo, com músicas produzidas em 10 anos de parceria entre eles. Um ano depois, lançaram Pequeno Cidadão, álbum voltado para o público infantil em parceria com Taciana Barros e Antônio Pinto.

Este ano, Edgard e Arnaldo estiveram na África para gravar um álbum só com inéditas em parceria com o africano Toumani Diabaté. O álbum está sendo produzido por Gustavo Lenza e tem previsão de lançamento para setembro. A parceria terá um documentário produzido por Dora Jobim, que registrou tudo em vídeo.
O que acha de inspirar-se nos dois gênios do rock nacional e mixar suas próprias composições?

Acessem o Mixer Guri, coloquem a guitarra do Scandurra e a voz do Arnaldo para trabalhar no seu remix, adquiram a música final e tenham um Dia do Rock cheio de atitude, emoção e solidariedade!


 
Os músicos do Mixer Guri: Teco Cardoso Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 12 July 2011 16:45

Foto do músico Teco Cardoso

Outro músico brasileiro de primeira linha que emprestou seu talento para o Mixer Guri é Teco Cardoso. O paulistano de 50 anos é um dos flautistas e saxofonistas mais respeitados e requisitados da música brasileira hoje. No currículo, ele tem parcerias com ninguém menos que João Donato, Edu Lobo, Marlui Miranda, Rosa Passos e Edu Lobo, entre muitos outros.

Filho de pianista erudita, Teco até se formou em medicina, mas encontrou na música sua vocação. Além de flauta e saxofone, ele conta ainda com uma coleção de flautas indígenas brasileiras, pifes e flautas de bambu. Tudo para seguir uma carreira artística com mais “tempero” brasileiro, algo que serviu para obter reconhecimento em todo o mundo.

Como solista, Teco gravou os discos “Caminhos Cruzados” (1994), “O Cineasta da Selva” (1998), “Meu Brasil” (1998), “Quinteto” (1999) e “Waterbikes” (2006), este último gravado com o pianista e compositor dinamarquês Thomas Clausen. Atualmente, ele faz parte de um novo quinteto com Lea Freire, Tiago Costa, Fernando de Marco e Edu Ribeiro: o Vento em Madeira.

Gostou? Então aproveita para mostrar tudo o que é capaz de fazer com a faixa base que Teco ajudou a gravar: acesse o Mixer Guri e faça sua versão da música. Não esqueça de comprar seu remix, pois é assim que você colabora com o maior programa sociocultural do Brasil, o Projeto Guri!


 
Os músicos do Mixer Guri: Siba Veloso Print E-mail
Bloguri
Saturday, 09 July 2011 16:38

Foto do músico Siba

Siba Veloso é um daqueles músicos que tem os pés em dois lugares bem diferentes, mas complementares: a cosmopolita e fervente Recife e a tradicional Mata Norte Pernambucana. O resultado é uma carreira que começou no interior de Pernambuco, descobriu São Paulo e o Brasil com o manguebeat da banda Mestre Ambrósio e voltou à sossegada Nazaré da Mata (PE) para fundar a banda Fuloresta e com ela conquistar público na Europa.

Essa diversidade aparece também na capacidade criativa e instrumental de Siba. Ele começou como guitarrista da Mestre Ambrósio, uma das bandas que fundou o movimento manguebeat pernambucano ao lado de Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S.A., e segue hoje como rabequeiro do grupo Siba e a Fuloresta, que também conta com solos de trompete e de tuba e bombos e tarois segurando o ritmo. Ouça aqui como fica! 

Assim, a diversidade e criatividade de Siba são um ponto extra muito bem vindo na faixa base do Mixer Guri, que conta também com os talentos de Antônio Pinto, Jaques Morelenbaum e Naná Vasconcelos, entre tantos outros.

Gostou? Então seja criativo você também e remixe a música que todos esses nomes criaram ao lado de Edgar Scandurra e Arnaldo Antunes no Mixer Guri! Lembre-se que uma vez criada sua versão, você pode adquiri-la junto a outros brindes para contribuir com o maior programa sociocultural do Brasil, o Projeto Guri.

São mais de 50 mil Guris no estado de São Paulo para agradecer!


 
Os músicos do Mixer Guri: Jaques Morelembaum Print E-mail
Bloguri
Thursday, 07 July 2011 15:19

Foto do Músico Jaques Morelenbaum

Jaques Morelenbaum é um daqueles músicos que está por trás de vários projetos de músicos brasileiros de primeira linha. Conhece o disco Circuladô (1991), de Caetano? Ele participa. E o álbum Mina d’água do meu canto (1995), de Gal Costa? Também tem seu trabalho lá. Já ouviu Passarim (1987), de Tom Jobim? Morelenbaum também assina. 

Além deles, também estão no currículo desse arranjador, maestro, violoncelista e produtor bandas e artistas como Skank, Barão Vermelho, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Titãs, Beto Guedes... sem contar os internacionais David Byrne, Cesária Évora e Sting. Para o cinema, Jaques Morelenbaum fez a trilha sonora de Central do Brasil, ao lado de Antônio Pinto ; Orfeu do Carnaval; Tieta do Agreste; O Quatrilho; entre outros.

Para o Projeto Guri é a mais pura satisfação poder contar com tanta experiência e talento na composição da faixa base do Mixer Guri!

E você, ficou animado em usar esse talento todo numa música composta por você? Corra já para o Mixer Guri  e mostre o compositor que há em você. E lembre-se de comprar sua música no final para participar dessa ótima causa, contribuindo com a formação de mais de 50 mil alunos do Projeto Guri em todo o Estado de São Paulo!


 
Os músicos do Mixer Guri: Naná Vasconcelos Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 05 July 2011 01:44

Foto do música Naná Vasconcelos

Se há alguém que fez muito pela percussão brasileira no exterior, essa pessoa é o gigante da nossa música Naná Vasconcelos. O pernambucano que emprestou sua genialidade para gravar as percussões na faixa-base do Mixer Guri é um dos músicos brasileiros mais respeitados dentro e fora do país, reconhecimento conquistado ao longo de quase meio século de carreira.

Juvenal de Holanda Vasconcelos nasceu no dia 2 de setembro de 1944 na cidade do Recife e, desde menino, interessou-se pelos tambores dos maracatus: aos 12 anos, já tocava com o pai em uma banda marcial. Não demorou para que desenvolvesse familiaridade com todos os instrumentos de percussão, especialmente o berimbau, que o tornou famoso na década de 1960.

Mas o interesse de Naná ia além: naquela época, o rock n’ roll quase dominava o mundo musical, algo que alguém com pretensão de ser um artista reconhecido não podia ignorar. No repertório que o formou, segundo ele próprio conta em seu site, há desde Heitor Villa-Lobos a Jimi Hendrix, passando por uma infinidade de manifestações culturais típicamente brasileiras como o maracatu e o afoxé.

O resultado é uma mistura musical tão rica que encantou figuras importantíssimas no Brasil e no mundo. No currículo de Naná há nada menos que parcerias com B.B. King, David Byrne e a banda Talking Heads, Caetano Veloso, Milton Nascimento ou Egberto Gismonti, entre outros.

Além disso, o festival de Montreaux, na Suíça, foi um dos que já reconheceu seu talento. Recentemente, o músico se tornou o diretor artístico do festival Panorama Percussivo Mundial (Percpan), um dos mais importantes do gênero no mundo, que ocorre anualmente em Salvador.

Para conhecer um pouco mais de Naná, procure ouvir alguns de seus discos que geraram mais reconhecimento, como “Africadeus” (seu primeiro trabalho solo, de 1971), “Dança das Cabeças”, “Sol do Meio-Dia” e “Duas Vozes” (estes três em parceria com Egberto Gismonti), ou o mais recente, “Trilhas”, lançado em 2006.

Certamente, Naná é um dos maiores músicos do Brasil, que para nossa grande sorte cedeu um pouco de seu talento para gravar a faixa base do Mixer Guri e convidar você a colaborar com o maior projeto sociocultural do país. Quem sabe se não há entre os Guris um futuro Naná Vasconcelos aguardando uma oportunidade? Faça seu mix, compre a faixa e colabore!

* Ficou com vontade de ver Naná Vasconcelos ao vivo? Então apareça no Centro Itaú Cultural de São Paulo no dia 13 de julho, às 20h. Se você não está em São Paulo, pode conferir outras datas na agenda disponível no site oficial  do músico.


 
Os músicos do Mixer Guri: Antônio Pinto Print E-mail
Bloguri
Thursday, 30 June 2011 22:05

foto do compositor Antonio Pinto


Nesta semana começaremos a falar dos músicos que fizeram possível o Mixer Guri: afinal, sem o talento deles na composição e gravação da música base nós não teríamos conseguido colocar online uma forma tão legal de contribuir com o Projeto Guri.

Quem assumiu a direção artística do Mixer Guri foi ninguém menos que o compositor Antonio Pinto. Filho do cartunista Ziraldo e irmão da cineasta Daniela Thomas (diretora de Paris, Je T’aime e Linha de Passe), Pinto já assinou trilhas sonoras de filmes de sucesso como Central do Brasil, Cidade de Deus, Lord of War e Perfect Stranger.

Em 2007, ele recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor canção por “Despedida”, escrita com Shakira para a trilha sonora do filme Amor nos Tempos do Cólera, adaptação para a telona do romance com o mesmo título de Gabriel Garcia Márquez.

Gostou? Então aproveita para acessar agora o Mixer Guri e fazer seu remix da faixa que Antonio Pinto fez junto com outros pesos pesados como Arnaldo Antunes, Jaques Morelembaum e Naná Vasconcelos! Se você adquirir seu remix depois de pronto você colabora com mais de 50 mil crianças e adolescentes beneficiados pelo Projeto Guri.

Você pode também dar um pulinho no Myspace de Antonio Pinto e ouvir outras composições dele.


 
O concurso cultural Serenata Digital já tem seus vencedores! Print E-mail
Bloguri
Wednesday, 22 June 2011 18:41

Diego Hernandez caprichou em seu remix usando o Mixer Guri e faturou o primeiro prêmio: um divertido boneco de um avatar do Mixer Guri. Quem será a pessoa felizarda que além da serenata vai ganhar esse divertido presente?

Em segundo lugar, Ricardo Somera também fez bonito com sua trilha de serenata e levou uma linda caneca do Mixer Guri e um CD do Projeto Guri Convida. Carolina Rodrigues foi a terceira participante que se deu bem na serenata e ganhou duas cartelas de adesivos dos avatares do Mixer Guri.

E a melhor parte é que, além de ganharem os prêmios, os três contribuíram com o maior projeto sociocultural do país, o Projeto Guri. Mais de 50 mil crianças e adolescentes do Estado de São Paulo agradecem a participação de vocês!

A nossa banca julgador, que contou com a participação do Missionário José (Co-produtor musical do Mixer Guri), Ronaldo Esparrel (Gerente de Eventos da Associação Amigos do Projeto Guri) e Ricardo Cardim (Gerente Artístico da Associação Amigos do Projeto Guri), agradecem todas as participações.

E você, já fez seu remix da música do Mixer Guri e adquiriu a faixa para colaborar com o Projeto Guri?
Corre lá!


 
Faça parte da rede Mixer Guri! Print E-mail
Bloguri
Friday, 17 June 2011 18:59

Se você tem um blog ou site, pode apoiar mais de 50 mil crianças com um gesto simples: colocar o banner do Mixer Guri em sua página, mostrando aos leitores seu apoio ao maior programa sociocultural do Brasil.

Arnaldo Antunes, Naná Vasconcelos, Edgard Scandurra e Jaques Morelembaum apoiaram o projeto emprestando seu talento ao Mixer Guri - uma plataforma de composição musical divertida onde o usuário pode usar as gravações desses artistas como quiser, compartilhando o resultado com os amigos e doando um valor correspondente ao tamanho da música criada.

O apoio do seu site, que é muito importante para o Projeto Guri, pode ser através da exibição do banner que leva ao mixer. Seus visitantes terão uma opção divertida e pioneira de engajamento social para conhecer e as 50 mil crianças do projeto que dependem de colaborações serão beneficiadas a cada clique.

Que tal se juntar a essa rede? Temos algumas opções para você.
Para blogs e sites são duas opções de banner:

 



É só escolher seu preferido e inserir o código HTML correspondente em sua página. Ou copiar o banner, hospedar onde quiser e aplicar na sua página de web.

Se estiver no Orkut, você já pode adicionar o aplicativo do Mixer Guri e ouvir a música sempre que quiser. Além de indicar para os amigos.
Acesse o aplicativo e saiba mais.

Espalhe a ideia aos amigos e colabore com os guris mostrando que existe vida consciente na internet!!



 
Mixer Guri repercute na blogosfera Print E-mail
Bloguri
Friday, 10 June 2011 20:24

O Mixer Guri foi lançado no dia 30 de maio e já chamou a atenção de muita gente bacana na blogosfera! Os guris, é claro, agradecem. Afinal, o apoio de tanta gente é importante para que o Projeto Guri continue sendo o maior programa sociocultural do país, atendendo mais de 50 mil crianças e adolescentes no Estado de São Paulo.

Home page do mixer guri


Confira quem já falou do Mixer Guri na semana de lançamento:  

Brainstorm 9: “Mixer Guri | Componha sua música”
Ver Para Crescer: “O Mixer Guri”
Maestro Billy: “Projeto Guri / Mixer Guri”
Que Corra la Voz: “Projeto Guri lança o Mixer Guri, plataforma online para criação de Músicas”

Ficou curioso? Então faça seu remix da faixa gravada por Arnaldo Antunes, Naná Vasconcelos e Edgar Scandurra, entre tantos outros artistas, para o Mixer Guri. Acesse aqui e divirta-se!

Você pode também mostrar para seus amigos seu apoio ao Mixer Guri. Acesse aqui para colocar o Twibbon do Mixer Guri no seu Twitter ou Facebook.


 
Concurso Cultural "Serenata Digital" Mixer Guri Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 07 June 2011 20:51

Dia dos namorados chegando, relacionamento esquentando, nada melhor que uma verdadeira serenata para demonstrar o quanto você gosta de seu amor! É por isso que o Mixer Guri está lançando um novo concurso cultural para a data mais romântica do ano: a Serenata Digital Mixer Guri.

Participar é bem fácil: basta criar seu mixer pensando naquela pessoa especial, escolher um avatar bem divertido, comprar a música que você fez, colaborando  assim com o Projeto Guri, e compartilhar em suas redes sociais com a hashtag #mixerguri entre os dias 7 e 15 de junho de 2011. Pronto, agora é só torcer!

Se sua serenata for uma das três melhores você ganha um boneco do avatar do Mixer Guri (para o primeiro lugar), um CD e uma caneca do Mixer Guri (para o segundo lugar) ou duas cartelas de adesivos para você compartilhar com quem te faz feliz.

Prêmio do primeiro colocado - Um boneco do mixer guri Prêmio para o segundo colocado - 1 cd e uma caneca do projeto guri Prêmio para o terceiro colocado - Adesivos do mixer guri

Não perca tempo. Mostre já para o mundo o quanto você ama ele ou ela e, de quebra, colabore com o Projeto Guri, o maior programa sociocultural do país!

Acesse agora e participe!

www.mixerguri.org.br

Regulamento:

*Concurso Cultural válido para todo o território nacional, do dia 7/6/11 ao dia 15/6/11;

*A escolha será feita pelo Missionário José e a decisão será soberanda, sem possibilidade de questionamento e/ou revisão;
*Para participar os usuários devem criar uma música no site do Projeto Guri e, após adquiri-lá, divulgar em suas redes o link da música com a hashtag #mixerguri. Lembrando que é necessário seguir o perfil do @projetoguriaapg;

*Serão premiados 3 itens em ordem de classificação: 

1º - Boneco do Avatar Guri
2º - CD e caneca do Mixer Guri
3º - Duas cartelas de adesivos

*Cada usuário deve participar com apenas uma frase e, se houver frases repetidas, apenas a primeira será validada;
*O anúncio dos vencedores será realizado no dia 16/6/11, via site e redes oficiais do Projeto Guri;

 
Luthieria, por Caio Antunes Print E-mail
Bloguri
Monday, 16 May 2011 15:21

Caio Antunes - Bolsista do Projeto Guri

O bolsista Caio Antunes, participante da segunda turma do Programa de Bolsas da AAPG, fala sobre a profissão que escolheu e sobre como se interessou em seguir esse caminho na música.

A Luthieria surgiu em minha vida por influência de meus amigos, há dois anos, quando eu já tinha certo contato com o violão. Comecei a ter necessidade de fazer alguns ajustes, como regulagem do tensor, pois eu pretendia mudar a tensão das cordas que iria usar. Mais uma vez compreendi a frase “Necessidade e urgência, mães da descoberta.”

Através do meu professor de violão, fui até um Luthier e deixei meu violão para que ele ajustasse. Eu descobria, então, uma profissão que desde início considerei deslumbrante. A partir disto, só tive curiosidades sobre a Luthieria e sempre procurei manter contato com este Luthier da região.

Percebendo a pronúncia da palavra, notamos que tem ligação com o francês e, sim, a palavra luthier é francesa e deriva de luth ("alaúde").

Estes são profissionais que realizam a confecção, restauração ou apenas manutenção de instrumentos musicais que possuam caixa de ressonância. Pena não ser ainda uma profissão muito reconhecida – apenas os que estão nesta linda aventura que é a Música conhecem e valorizam o trabalho executado por um Luthier.

Este já é um bom começo para mim: fazer o curso de Luthieria na Escola de Música e Tecnologia, através do Programa de Bolsas do Projeto Guri. É uma grande oportunidade de poder concretizar esse interesse e com certeza estou contente por isso! Deixo aqui o meu agradecimento a todos da AAPG!



 
Botucatu e Marília recebem semifinais do Festival de Música 2011 Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 26 April 2011 17:05

Do samba ao rap, adolescentes da Fundação CASA mostraram a criatividade e a aptidão que têm para música

Seis músicas foram classificadas para as finais do Festival de Música 2011 da Fundação CASA. As seleções regionais do interior aconteceram no Teatro Municipal de Botucatu, nesta segunda-feira (18 de abril), e na Universidade de Marília (Unimar), nesta terça-feira (19 de abril). O tema desse ano é Cultura Brasileira.

Em Botucatu, o grupo Novo Brasil da CASA Vitória Régia ficou em primeiro lugar com a música “Vai Brasil”. Em segundo lugar, foi classificado o grupo Brasileirinhos da CASA Madre Tereza de Calcutá, com a música “Nosso Brasil”. O último classificado do primeiro dia foi o grupo Tom Negro da CASA Botucatu, com a composição “Samba, minha razão de viver”.

Apresentação dos Guris na Faundação Casa           Auditório da Fundação Casa

Na cidade de Marília, o grande vencedor foi o grupo Nossa Cor da CASA Irapuru II, com a letra “Brasilidade”. Em seguida, encontra-se o grupo Artemisturada da CASA Mirassol, com a música “Mulata Inzoneira”. No terceiro lugar ficou o grupo Suingue Novo da CASA Araçá com a música “Cultura – Um Suingue Brasileiro”.

Participaram dos eventos unidades da Divisão Regional Norte (DRN), Divisão Regional Oeste (DRO) e Divisão Regional Sudoeste (DRS). Mais de 130 adolescentes compareceram durante os dois dias de seleção.

A disputa foi acirrada nos dois dias e os critérios para selecionar as melhores criações foram: adequação ao tema, performance de palco, composição e música.

Guilherme Nico, gerente de arte e cultura da Fundação CASA, incentivou os adolescentes a continuar praticando música. “Vocês já são vitoriosos por chegarem até aqui. O importante é vocês perceberem que podem ser bons em qualquer coisa que quiserem”, enfatiza.

As duas comissões julgadoras foram compostas por pessoas de conhecimento musical, inclusive músicos do Projeto Guri, que é um grande apoiador do Festival de Música. Entre eles, Marco Papa, técnico em instrumentos de cordas do Projeto Guri, afirmou que os adolescentes atingiram uma qualidade musical muito elevada. “A música nos transforma quando fazemos com amor e eu vi muitas transformações aqui”, declarou.

Mais duas semifinais acontecerão no mês de maio (dias 3 e 4), ambas na cidade de São Paulo. A final do festival também será na capital paulista no dia 18 de maio (quarta-feira). A sede das etapas de São Paulo será a Secretaria de Educação do Governo do Estado.

 

Dedicação

O interesse pela música estava exposto no rosto de cada adolescente que participou do evento. Rodrigo (nome fictício), interno da CASA Três Rios, localizada na cidade de Iaras, fez uma apresentação solo. Ele estava internado e temia não poder participar do evento. “Pedi muito para a médica do hospital me liberar. São poucas oportunidades que temos e quando aparece uma como essa precisamos aproveitar”, relata o jovem.

Os dois dias de evento foram animados. Antes mesmo de saber o resultado, os adolescentes já estavam satisfeitos de chegarem nas semifinais. “Só de poder cantar aqui, já é muita coisa”, disse o jovem Mateus (nome fictício) da CASA Esperança, localizada na cidade de Itapetininga.

 


 
Jovens tocam rap metal com instrumentos clássicos Print E-mail
Thursday, 17 March 2011 20:42

Para inspiração: Orquestra da George Mason University Green Machine, nos Estados Unidos, toca Rage Against the Machine!


 


 
Sonantes no CD do Projeto Guri Print E-mail
Bloguri
Tuesday, 15 March 2011 20:14

capa do CD Guri Convida, com o nome dos artistas que cantaram no CD

A Música “Robotito”, dos Sonantes, integra a coletânea “Guri Convida”, do Projeto Guri, que uniu os alunos do projeto a artistas como André Abujamra, Fernanda Takai, Zélia Duncan e, entre outros, o próprio Sonantes.


Veja o post publicado pela cantora Céu, assim como os comentários sobre o CD, no blog da artista!



 
Rappin`Hood: rap, samba e cidadania, um só compasso. Print E-mail
Bloguri
Friday, 11 February 2011 16:41

O cantor Happin`Hood cantando Antonio Luiz Junior, mais conhecido como Happin´Hood, nome artístico adotado em homenagem ao léndário personagem Robin Hood. Um grande parceiro do Projeto Guri, Happing participou do Projeto CD Guri Convida, com a música “Virar o jogo”, uma composição que clama por um amanhã melhor, uma mudança de vida. … O CD teve a direção artística de Betto Vilares, e é fruto de um trabalho de mais de 380 alunos do Projeto Guri.

Happin`Hood, é um misto de talento e humildade, suas composições tem uma “pegada” social, sempre com uma mensagem positiva, utiliza o rap para se expressar, desassociando a violência deste estilo musical.

É o cara das misturas, junta o rap com o samba como ninguém, já cantou com Arlindo Cruz, Exaltasamba, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Happin`Hood é do bem, amigo do Guri e nós recomendamos!



 
Bloguri Print E-mail
Bloguri
Friday, 11 February 2011 00:00

Neste espaço você conhecerá as últimas novidades do Guri. Dicas sobre shows, concertos e festivais além de todas as novidades que nossos Guris aprontam por aí.

Leia mais...

 


CD Guri convida

Tweets de @ProjetoGuriAAPG